Olá!
Após uma pequena pausa, voltamos com tudo! E hoje vamos falar de um assunto muito discutido:
o papel da CUIDADORA do aluno especial, no ensino regular.
A Comissão de Educação aprovou dia 20 março, deste ano de 2013, proposta que torna obrigatória a presença de cuidador em escolas regulares para acompanhar alunos com deficiência.
A lei foi aprovada agora, mas aqui em Uberlândia, ela já vem sendo utilizada há anos. Porque na verdade, a necessidade sempre existiu. O Pedro, possui cuidadora tem três anos. Desde quando frequentava outra escola, com 4 anos e depois com cinco, e agora no primeiro ano do ensino fundamental.
A presença de um cuidador ajuda na inclusão e a aprendizagem dos alunos com deficiência. O papel do cuidador é oferecer o acompanhamento individualizado, de forma a viabilizar a mobilidade no ambiente escolar, o atendimento de necessidades pessoais e a realização de outras tarefas que não podem ser prestadas pelo apoio pedagógico.
O Pedro, é acompanhado na higienização, no horário do lanche, bem como nos imprevistos que surgem.
O papel entre o cuidador e o apoio pedagógico deve ficar bem claro, para que um não interfira e nem prejudique o outro, havendo uma boa comunicação entres os dois. Aliás entre os três:
PROFESSOR REGENTE - CUIDADOR- APOIO PEDAGÓGICO
Pedro e Fillipe (quarto ano), com a Cuidadora Dalila.