Tradutor Google

domingo, 4 de agosto de 2013

Volta às Aulas !

Pedro voltou das férias animado para voltar para à escola. Como havia ficado afastado por um tempo, devido a uma cirurgia de correção dos pés, estava ansioso para rever os colegas, as professoras.
Mesmo com todo entusiasmo, Pedro sentiu um pouco, querendo ficar , nos primeiros dias bem próximo à mãe.Logo notamos a necessidade da escola estar sempre aberta para a família, e propiciando este estreitamento, o aluno com necessidades especiais, ganha muito mais confiança, para os desafios enfrentados por ele dentro da sala de aula.
O retorno à rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os alunos. Propicie um retorno agradável aos que voltam das férias e uma boa recepção aos que iniciam a vida escolar.



A solução encontrada  ao retorno às aulas, é aconchegar, brincar, sair um pouco mais cedo, ate que o aluno esteja totalmente readaptado aquela realidade de rotina novamente.

Dica de leitura!
Camila e a Volta às Aulas
Camila está ansiosa para voltar às aulas e rever seus amiguinhos, mas seu primo Miguel está um pouco assustado em seu primeiro dia na escolinha. Como será que Camila vai ajudar o menino a superar seu medo?E vai uma dica de leitura que poderá ajudar no retorno escolar:

Autora: Aline de Pétigny
Ilustrações: Nancy Delvaux
Assuntos: educação e vida em sociedade
Preço: R$ 17,50
Onde encontrar: www.larousse.com.br



Prepare um bom acervo de brincadeiras, cantigas de roda e histórias, de acordo com a faixa etária dos alunos ......
A primeira semana de aula deve proporcionar aos alunos o acolhimento necessário para que se sintam à vontade no decorrer do período letivo.



Volta às aulas - Dinâmicas de Grupo para os primeiros dias.




- Um mural ou painel de porta saudando pais e ou alunos da turminha;
- Uma lembrança do primeiro dia de aula para cada aluno (se for simples é legal até que eles levem um agradinho nos 3 primeiros dias;
- Um acolhimento que contemple sorrisos, atenção, afetividade aos educandos e responsáveis que trazem o aluno (sabem aquele ditado que diz: a primeira impressão é a que fica ?);
-Dinâmicas, brincadeiras, incentivos para que todos se apresentem, se comuniquem e comecem  a se sentir à vontade no novo ambiente de aprendizado;
-Estabelecimento dos combinados de grupo, da construção coletiva das regrinhas necessárias para um bom convívio escolar, etc. 

O planejamento da primeira aula, quando bem pensado abre leques de oportunidades de estudos bem lúdicos e prazerosos a todos os envolvidos.


Procurando um coração...

Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.



Garrafa dos elogios Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante). O grupo deve sentar formando um círculo. O Professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém. O Professor dirá uma palavra de boas vindas, estímulo ou elogio à essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar para quem ela apontar e assim sucessivamente.


Um beijo do Pedroca , espero que tenham gostado, e até logo!