Tradutor Google

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Novos colegas

Fazer amigos, quem não gosta?
Eu adoro. No primeiro dia, meus novos colegas ficaram olhando.... Observando ,pois é tudo novo!
E ouvi: voce é diferente, gostei!
Já no segundo dia, ganhei chicles de uma nova colega, um sorriso sincero.
E os meninos, sinto que serão parceiros!
Quando encontramos professores, escola, pais, dispostos a enfrentar o novo, o que vai dar um pouco mais de trabalho.... É emocionante!
O mundo precisa antes de tudo pessoas acessíveis. E eu acho que encontrei o lugar certo.


Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...
Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer...(2x)

QUEM SOU EU? ....

Olá, eu sou o Pedro, tenho 6 anos. Tenho uma síndrome rara, chamada Aicardi-Goutieres.
Por isso, não ando, não falo, de maneira convencional. Mas tenho muito potencial, assim, como todos.
Minha primeira experiência na escola foi aos 4 anos, numa escola especial, não inclusiva.
Achei muito bom. Mas o que desejo passar para vocês, é a incrível experiência, que estou vivenciando agora . Uma escola PARA TODOS!
Estou no meu primeiro ano escolar. É uma escola de ensino regular, municipal, e sou o único aluno cadeirante da sala .Estudo a tarde, e irei fazer o AEE, (atendimento educacional especializado), de manhã.
Meu primeiro dia foi muito emocionante, pois a curiosidade era de ambos os lados.
Os colegas perguntavam como iriam se comunicar comigo, e eu, com olhar atento, "tentava" demostrar que nem só com a fala é que se conversa.
Minha professora chama-se Soraia, ela é espetacular, e de cara , disse que iríamos falar sobre diferenças....
Que alguns, tem cabelos compridos, outros curtos, outros usam óculos, e tem pessoas que usam cadeiras para se locomover. E que porque uma pessoa não fala, ela não demostre suas vontades.
Por exemplo, antes de empurrar minha cadeira, era preciso perguntar para mim, se queria isto.
Mas, como vou saber professora? os alunos perguntam.
Observados os sinais. Por exemplo, sim demostro com um sorriso, não, fico sério e viro o rosto.
A professora também explicou que conviver com pessoas diferentes nos fazem pessoas melhores.
UAU...estou amando esta escola!
Desafios, sim vários, mas é isso que torna a vida interessante....

O QUE É INCLUSÃO ESCOLAR?

A educação inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.

A Educação Inclusiva atenta a diversidade inerente à espécie humana, busca perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. Prática pedagógica coletiva, multifacetada, dinâmica e flexível requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações família-escola. Com força transformadora, a educação inclusiva aponta para uma sociedade inclusiva.

O ensino inclusivo não deve ser confundido com educação especial, a qual se apresenta numa grande variedade de formas incluindo escolas especiais, unidades pequenas e a integração das crianças com apoio especializado. O ensino especial é desde sua origem um sistema separado de educação das crianças com deficiência, fora do ensino regular, baseado na crença de que as necessidades das crianças com deficiência não podem ser supridas nas escolas regulares. Existe ensino especial em todo o mundo seja em escolas de frequência diária, internatos ou pequenas unidades ligadas à escola de ensino regular.